terça-feira, 15 de novembro de 2011

A SUPERVISÃO EDUCACIONAL: MUDANÇAS SOB OLHAR DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA




                          LÚCIA VELLOSO VERGINELLI
                   JOSÉ RICARDO DUARTE D’OLIVEIRA




















Trabalho exigido como avaliação da Disciplina Teorias e Modelos de Supervisão,sob orientação da Profa. Dra. Maria Regina Perez, do Programa de Mestrado em Ciências da Educação









                                                                          




I – Introdução
         A Educação no sentido de formação humana é um dos assuntos mais polemizados na atualidade.      
Na verdade educar exige responsabilidade, persistência, constância e continuidade. Mudanças não acontecem imediatamente, por isso, as transformações decorrem de ações que não são isoladas. Faz-se necessário o trabalho conjunto onde a comunidade tenha a oportunidade de participar em defesa de uma educação de qualidade, baseada na igualdade de direitos.
            Sabemos que há falhas no sistema educacional mas, a melhor maneira de redimensionar o trabalho é  o compromisso de fazer do trabalho educacional uma meta a ser atingida por todos.

II – Objetivos
No sentido de acordar a consciência do aluno para que ele seja capaz de exercer seu papel de cidadão e se habilitar a buscar o desenvolvimento da sociedade moderna onde se possa participar do processo de desenvolvimento, transformando a educação escolar em um dos instrumentos de desenvolvimento individual, social e econômico, o autor aponta a necessidade de mudanças sob olhar de uma educação libertadora, que inspira novos conceitos que orientam uma nova sociedade baseada nos princípios de liberdade, de participação e de busca de autonomia.

III – Justificativa
Nessa perspectiva, para que a escola como uma instituição social, possa participar desse processo de desenvolvimento e transformação, necessita revisar e redefinir papéis até agora existentes, a fim de adaptar-se às novas exigências sociais, transformando a educação escolar em um dos instrumentos de desenvolvimento individual, social, e econômico.
            Na busca incessante por uma nova postura de trabalho, o professor possui um papel fundamental, por isso, deve recuperar o ânimo, a sede, a vontade de educar e fazer do ensino uma ação construtiva.

IV – Metodologia
-          A ação supervisora deve ser integrada com os demais especialistas em educação (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar, respectivamente).
-          Investir na mudança de atitudes do professor, do supervisor, criando um elo e tendo como objetivo a valorização da cultura do aluno.
-          Preparar o docente para constantes mudanças no contexto escolar.
-          Educar os alunos dentro de um princípio democrático, para que possam saber aprender a estabelecer a hierarquia de valores.

V - Resultados Obtidos
O supervisor escolar em suas ações,pode delinear o início de uma nova era educacional, onde há mais coletividade e o ensino seja buscado com qualidade, priorizando o aluno e valorizando as experiências significativas.
O supervisor escolar, em suas ações, tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida, devendo antes de tudo estar envolvido nos movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores: semeando bem onde a educação se faz presente e acreditando veemente que estão surtindo bons frutos.

VI – Análise da viabilidade da pesquisa considerando a nossa realidade educacional e o papel do supervisor no Brasil

A importância da autonomia do sujeito dentro de sua formação humana, traz a importância da Educação para o pleno desenvolvimento dos seres humanos.
Ao analisar a Educação Escolar como uma das possibilidades fundamentais para a formação dos sujeitos, é esperado que, ao longo desse processo educativo histórico-social, os seres humanos possam desenvolver sua capacidade crítica de atuar em sociedade, ou seja, de participar de modo autônomo e reflexivo da organização da vida social.  
Sabendo da existência de falhas no sistema educacional brasileiro, concordo que a melhor maneira de redimensionar o trabalho é assumir o compromisso de fazer do trabalho educacional uma meta a ser atingida por todos.
Concordo também que o professor deve agir como um verdadeiro aprendiz na busca do conhecimento e fazer desta ferramenta um compromisso social.
Nos dias de hoje o Supervisor Escolar se direciona para uma ação mais científica e humanística no processo educativo, reconhecendo, apoiando, assistindo, participando. Caracteriza-se pelo que congrega, reúne, articula, enfim soma e não divide.
Assim, para efetivar o processo de inovação apontado, o Supervisor toma como
objeto de seu trabalho a produção do professor, que afasta-se da atuação hierarquizada e burocrática tanto questionada pelos educadores, e passa a contribuir para um desempenho docente mais qualificado bem como passa a ser visto como um elemento fundamental responsável pela construção da sociedade, tendo em vista resultados a curto, médio e longo prazos.
Parafraseando o autor, a função do educador relaciona intimamente com reflexão e prática libertadora, o que, sem dúvida, vai originar a possibilidade na qual os educandos se tornem produtores que constroem suas próprias histórias, objetivando o pleno desenvolvimento de um cidadão crítico, autônomo e participativo de uma sociedade democrática.

VII – Referências Bibliográficas
BRANDÃO, C. R. O que é educação. Disponível in: www.brasil.gov.br, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental / Ministério da Educação e Cultura. Brasil: Brasília, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1983.
MEDINA, A. S. Novos olhares sobre a supervisão. Supervisor Escolar: parceiro político-pedagógico do professor. Campinas, SP: Papirus, 1997.
PASSERINO, L. R. l. M. O Supervisor educacional à luz da concepção libertadora. Revista Acadêmica, PUC - PR: 1996.
SANTOS, R. C. G.; HAERTER, L. Reflexão acerca do projeto de ensino interdisciplinar "resgatando histórias de vida" do CEFET-RS. Uma tentativa de articulação entre trajetórias de vida de construção do conhecimento. Disponível in: www.delasalle.com.br/artigos/historias-de-vida.htm. 2004.

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